Cachorro na Motocicleta

Afinal, pode levar cachorro na motocicleta?

Muitos apaixonados por motocicleta também são apaixonados pelos seus cachorros, eles sendo bulldog ou não. Mas afinal, é possível levar o seu melhor amigo pra passear na sua moto? Não há nada que diga o contrário, no entanto, muitos cuidados devem ser tomados antes de você pegar a estrada com o seu “cãopanheiro”.

Não há nada no Código de Trânsito Brasileiro que proíba o motociclista de levar o seu cachorro na motocicleta, mas saiba, que mesmo não existindo nada especifico no “CTB”, é proibido levar qualquer animal na garupa, em cima do tanque ou, no caso de um scooter, entre as pernas, por colocar o animal em alto risco e a própria segurança do motociclista.

Mas se quiser arriscar, deve ser feito com extremo cuidado, não oferecendo risco nem para você o motociclista e nem para o animal. Caso você queira levar seu bulldog inglês na sua motocicleta, é bom tomar alguns cuidados, pois dependendo da maneira como você levá-lo, pode até ser considerado como maus tratos com o animal.

Primeiro de tudo, o cachorro também deve usar os equipamentos de proteção, especiais para ele: capacete, óculos e uma roupa mais forte protegendo a sua coluna. O capacete por sua proteção óbvia, o óculos para evitar o ressecamento dos olhos do cãozinho devido ao vento e a roupa para a coluna, pois a espinha dorsal do cachorro é de suma importância para todo o funcionamento do corpo do animal.

Esses equipamentos são difíceis de encontrarem no mercado, tanto por sua baixa procura quanto pela sua variação de cachorro para cachorro. Dependendo do porte e raça do seu cachorro, você deverá fazer esses equipamentos por encomenda em alguma loja especializada.

Na hora do transporte, o cachorro não pode oferecer risco nenhum, nem para o motociclista, nem para o trânsito e nem para ele mesmo. Os cachorros são animais agitados, espaçosos e imprevisíveis, logo é necessário tomar muitos cuidados ao transportá-lo. O ideal é levá-lo preso num sidecar acoplado a moto, assim ele terá espaço e não vai atrapalhar na pilotagem.

Se o seu cachorro for de porte pequeno, é possível levá-lo na garupa em um compartimento adaptado para isso. Mas lembre-se: o animal deve estar preso ao compartimento, com os equipamentos de segurança e com um pouco de espaço para si.

garupa

Adaptações, improvisos, mochilas para levar o cachorro, nunca! Além de ser um tormento para o animal o risco de acidente é grande. Em algumas adaptações o cachorro pode se assustar no decorrer da viagem e a sua agitação pode atrapalhar a pilotagem do motociclista. Mochilas e bolsas para levar o cãozinho não são recomendadas nem para fora da moto, quanto mais para usá-los durante a pilotagem.

improviso

Além de todos esses cuidados a sua pilotagem também deve mudar. Agora você tem mais uma coisa a se preocupar além de todos os elementos do trânsito.

Fique atento, apesar de interessante, e é bem provável que seu cachorro curta muito mais um passeio no parque do que de motocicleta,